1. A telha shingle esquenta mais que as outras?

    Não. Shingle é um sistema de cobertura que proporciona conforto térmico adequado, igual ou melhor a qualquer outro sistema. Tanto que é utilizado amplamente em situações de sótão habitado.

    Em sua montagem, cria-se uma câmara de ventilação entre o forro e a base da telha, com entrada e saída de ar em condições suficientes para absorver o calor acumulado, não permitindo que este contamine o ambiente interno.

    Entenda melhor em "Informações Técnicas".



  2. Quais as inclinações mínimas e máximas para instalação?

    Pode ser instalado em inclinações entre 15º e 90º com total segurança e sem qualquer trabalho adicional de amarração ou colagem extra.



  3. Qual o peso da telha?

    O sistema, que requer uma base plana para instalação (em geral utiliza-se compensado naval ou OSB 12 mm), pesa menos de 20 kg por m², gerando economia significativa no madeiramento de suporte, quando os vãos a vencer permitem redução das bitolas utilizadas.



  4. A shingle é muito mais cara que os sistemas tradicionais?

    Considerando-se que o sistema shingle dispensa peças metálicas como calhas e rufos nas águas furtadas, não utiliza peças especiais como cumeeiras ou primeira fila, seu peso possibilita uma redução no madeiramento de até 40% em muitos casos além de inúmeras outras vantagens, seu custo é altamente competitivo.

    Se considerarmos também, o alto custo benefício obtido pela absoluta impermeabilidade, facilidade de utilização em grandes inclinações possibilitando aproveitamento de sótão, adaptabilidade a qualquer forma dos panos, alta resistência a condições climáticas extremas sem destelhamento ou quebra de peças além de excelente acabamento final, seu custo é muito mais baixo.



  5. A mão de obra é especializada?

    Não necessariamente. Embora tenhamos instaladores credenciados que indicamos normalmente, esclarecemos que a mão de obra é referência, não havendo qualquer vínculo indissolúvel. Sendo assim, fica o cliente livre para contratar qualquer profissional de carpintaria que lhe convier, sendo que nossos preços incluem treinamento profissional bem como acompanhamento técnico durante a execução dos trabalhos de instalação. Além disso, também prestamos assessoria técnica em fase de projeto nas definições de detalhamentos necessários ao perfeito funcionamento e estética do telhado.



  6. Que tipo de estrutura necessita?

    A estrutura de suporte utilizada poderá ser em madeira ou aço, sendo que a base de apoio da telha deverá ser contínua e plana (em geral utiliza-se compensado naval ou OSB 12 mm). O importante é que as placas estejam niveladas, uma vez que as telhas shingle são muito finas e eventuais desníveis podem aparecer, principalmente nas cores chapadas.



  7. Qual a durabilidade da telha shingle?

    Por tratar-se de produto asfáltico, coberto por rocha vulcânica e pigmentada por processo cerâmico, as shingle tem vida útil indefinida. A resistência e durabilidade do telhado estará mais relacionada a madeira utilizada que a telha.



  8. Que cuidados deve-se ter para um bom resultado final, tanto estético como funcional neste tipo de cobertura?

    Como qualquer produto, em primeiro lugar deve-se seguir a risca as orientações de instalação informadas. Neste caso, como a shingle é um sistema de cobertura completo, todos os materiais envolvidos de alguma forma com a cobertura deverão respeitar seus limites e interagir harmoniosamente com a telha e suas características. Cuidados com a proteção de face dos compensados, bom nivelamento, alinhamento na instalação das telhas e principalmente fazer a câmara de ventilação são algumas das exigências.



  9. Esta telha desbota ou fica impregnada por fungos?

    A Tegola Canadese utiliza-se do processo cerâmico para pigmentação das telhas, tornando a cor indefinida e sem problemas de desbotamento. O tipo de pigmentação é inorgânico, portanto, não propício a criação de algas, fungos ou qualquer microorganismo vivo.

    A qualidade do grânulo, no caso rocha vulcânica (basalto), que é extremamente lisa e livre de porosidades, dificulta qualquer impregnação de intempéries.



  10. Qual a garantia do produto?

    Dispomos de duas modalidades de garantia que variam de 10 à 20 anos, conforme o caso e a opção do cliente.


Contratação de novos representantes

A TC Shingle do Brasil encontra-se em franca expansão e está em busca de novos parceiros comerciais para fazer o desenvolvimento do mercado.