Veja outros dados técnicos:
 
Origem do produto

As "TELHAS ASFÁLTICAS" ou simplesmente "SHINGLE" como têm sido mais comumente chamadas, foram inventadas a mais de 150 anos no Canadá e hoje é o sistema de cobertura mais utilizado no mundo, alcançando a extraordinária marca de mais de 1,2 bilhão de m² de instalações por ano.

O produto é encontrado nas mais diferentes partes do planeta e sua performance é adequada a qualquer tipo de clima ao qual é submetido.


O que é uma telha shingle?

É uma manta asfáltica composta por elementos descontínuos que possui na composição camadas a base de asfalto, fibra de vidro e acabamento superficial em grânulos ceramizados, lâmina de cobre ou titânio-zinco, resultando em especial beleza com vantagens significativas gerando economia e conforto.

Adaptáveis a qualquer tipo de estrutura, plana, arredondada ou recortada, sua instalação é simples e de ótimo resultado estético e funcional.

 



Qual a utilidade de cada componente - saiba como comparar as diferentes qualidades

Asfalto

Na composição do produto, o asfalto tem o papel de garantir a maleabilidade e adaptabilidade a qualquer tipo de superfície, seja ela curva, arredondada, recortada, etc...

Além disso, garante ao sistema de telhado impermeabilidade total mantendo o ambiente interno totalmente livre de infiltrações ou goteiras.

Neste item, é fundamental a qualidade da matéria prima utilizada já que a mesma está diretamente relacionada à durabilidade do produto. Um asfalto de boa qualidade é aquele que possui resistência considerável aos raios ultravioleta e tem baixo índice de envelhecimento. Normalmente utiliza-se asfalto oxidado, HP, APP e modificado SBS.

No mercado, encontram-se produtos que contém de 700 grs/m² até 1.300 grs/m², sendo que a boa qualidade obtém-se com pelo menos 1.000 grs/m².

A TEGOLA CANADESE utiliza em seus produtos no mínimo 1.100 grs/m².

Fibra de vidro

Impregnada entre duas camadas de asfalto, a fibra de vidro proporciona resistência mecânica e estabilidade dimensional ao produto mesmo que submetido a variações térmicas extremas. Quanto maior a gramatura, maior esta resistência.

No mercado podem-se encontrar produtos que contém desde 70 grs/m² até 125 grs/m². Menor que 100 grs/m² pode ser considerada de baixa qualidade.

A TEGOLA CANADESE utiliza em seus produtos no mínimo 100 grs/m².


Grânulos Ceramizados

A composição asfalto e fibra de vidro vêm protegidas por uma camada de grânulos ceramizados cuja propriedade possibilita a proteção dos raios ultravioletas, além de proporcionar belíssimo acabamento final em variadas cores.

Os grânulos são fundamentais já que protegem toda a composição do produto. Pode ser de rocha natural vulcânica, que é extremamente dura e livre de porosidades e não propiciam a criação de microorganismos vivos resultando em perfeita proteção, ou grânulos sintéticos, extremamente porosos, que acumulam sujeira e criam fungos indesejáveis comprometendo sua propriedade protetora e diminuindo consideravelmente a durabilidade da telha.

A TEGOLA CANADESE utiliza basalto vulcânico.


Pigmentação dos grânulos

A cor é parte integrante e fundamental para a beleza de acabamento que o produto proporciona além da durabilidade da aparência. No entanto, a pigmentação deve ser cuidadosamente observada quanto ao processo em que é aplicada bem como o tipo utilizado. As de melhor qualidade são inorgânicas e implementadas pelo processo cerâmico, que tornam as cores indefinidas, livres de desbotamentos e não propiciam a criação de algas, fungos ou outros microorganismos vivos. Alguns fabricantes utilizam pigmentação orgânica e oferecem tratamento químico antifungo ao produto, que tem vida útil pré-definida e deverá ser reaplicado de tempos em tempos, gerando ônus de manutenção incomum a este tipo de sistema de cobertura, reduzindo a qualidade.

A combinação ideal e permanente, que isenta o produto de aplicações químicas é composta pelo basalto com pigmentação inorgânica aplicada pelo processo cerâmico, qualidade fundamental oferecida em toda a linha de produtos TEGOLA CANADESE.

Areia Silícica

Este componente mantém o produto sempre em perfeitas condições de uso, já que não permite que as peças se colem nos pacotes durante a armazenagem ou o transporte.

Pontos termo adesivos

Estas faixas de asfalto localizadas na parte superior das telhas, quando sobrepostas, apenas com a exposição ao sol se colam e aumentam consideravelmente a resistência do produto às tempestades de vento após a instalação. Neste caso é fundamental a qualidade do asfalto utilizado, pois as telhas podem não se colar com o tempo e comprometer a performance do produto frente às condições climáticas as quais estará exposto.

As faixas ou simplesmente pontos também devem ser descontínuas a fim de proporcionar o alívio de possíveis formações de gases na sobreposição das telhas, caso contrário, podem-se formar bolhas indesejáveis.


Lâmina de Cobre

Alguns modelos possuem acabamento em lâmina de cobre no lugar dos grânulos de basalto, proporcionando acabamento extremamente belo. A TEGOLA CANADESE fabrica esta versão de shingle com exclusividade mundial.


Contratação de novos representantes

A TC Shingle do Brasil encontra-se em franca expansão e está em busca de novos parceiros comerciais para fazer o desenvolvimento do mercado.